Estados Unidos, Viagens

Experiência: Visto para os Estados Unidos

Hoje vou contar para vocês como foi a minha experiência na obtenção de visto para os EUA, onde vou passar minhas férias este ano. Tudo começou com a decisão da data da viagem, lá em janeiro de 12015, para conseguirmos organizar passo a passo tanto a renovação do passaporte, quanto os agendamentos para as 2 entrevistas do visto e o cálculo do prazo para o recebimento do passaporte com o visto.

Já em janeiro, fizemos os agendamentos para a renovação do passaporte. Para isso, é preciso pagar a taxa de renovação, que demora em torno de 3 dias para compensar e validar a requisição online. Depois deste período, a requisição está validada e é aí que tu pode agendar a tua renovação. O meu agendamento ficou só para 2 meses depois, lá em março! Por um compromisso profissional, eu precisei reagendar meu atendimento e acabei conseguindo renovar meu passaporte somente em maio! Em 15 dias úteis, o passaporte ficou pronto e eu pude retirar lá na Polícia Federal. Prazo desta etapa: 2 meses e meio.

Porque renovar o passaporte? Porque o visto só pode ser solicitado em um passaporte com validade igual ou superior à 6 meses da data em que o visto for emitido. Ou seja, passo 1: verifique a validade do seu passaporte!

Com o passaporte na mão, entramos em contato com uma agência de assessoria para vistos. Achamos melhor contratar uma assessoria para não correr nenhum risco com documentação, já que seriam 3 vistos (eu, mãe e pai). A reunião na agência demorou em torno de uma hora e meia, já que é lá na hora que o formulário é preenchido diretamente no sistema da Embaixada Americana, o que é o maior benefício para quem não fala inglês, como os meus pais; e eles ainda conferem toda a sua documentação, comprovantes de renda e afins.

Nossa reunião na assessoria foi no início de junho. A obtenção do visto no Consulado tem duas etapas, a primeira é para a biometria e a segunda é para a entrevista. A primeira etapa nós conseguimos agendar para o início de julho, aqui mesmo em Porto Alegre, chegamos um pouco antes do horário marcado e fomos atendidos e liberados em 20 minutos, no máximo.

Já a segunda etapa foi agendada para o final de julho, no Consulado de São Paulo, como escolhido por nós, mas existem consulados habilitados para esta etapa também no Rio de Janeiro e em Recife, e na Embaixada, em Brasília. Nos chegamos no Consulado uma meia hora antes do nosso horário, porque nos falaram que as filas são longas e demoradas maaaas, como os meus pais tem mais de 60 anos, tivemos preferência em todas as filas!! Fomos atendidos e liberados em menos de 15 minutos!! A entrevista foi super sucinta, nos perguntaram somente qual era a nossa relação familiar e nossas profissões, e nosso visto foi aprovado!! Uhuuuu!

Assim que o visto é aprovado, o agente consular retém os passaportes para emitir o visto diretamente no passaporte, que vai ser devolvido por correio em até 10 dia úteis! Os nossos chegaram suuuuuper rápido, já que a nossa entrevista foi numa segunda-feira e os passaportes chegaram na sexta-feira, pela manhã, ou seja, em menos de 4 dias úteis!! Prazo desta etapa: 1 mês e meio.

Agora, tudo a ser feito, era comprar a passagem e viajar!! E foi o que nós fizemos: embarcaremos no final de agosto para New York City!!

Gostaram de saber tudo sobre como eu obtive o meu visto? Qual é o plano de viagem de vocês? Eu demorei em torno de 4 meses para ter tudo pronto! Não esqueçam de calcular seus prazos, para dar tempo de fazer tudo certinho!!

Até mais!

Beijão,

Daphne

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply