Europa, Viagens

Roteiro: 01 dia em Bratislava, Eslováquia

Este roteiro em Bratislava faz parte de uma viagem de 15 dias pelo Leste Europeu que começa nesse post, falando sobre Praga! Se a tua ideia de viagem é curtir 15 dias pelo Leste Europeu, começa lá e vai seguindo os posts que tu vai conferir tudo que fizemos em Praga, Vienna, Bratislava e Budapeste! Mas agora vamos para a programação de Bratislava!

Jardins de Schönbrunn – Vienna, Áustria

Bratislava

Nossa passagem por Bratislava foi veloz mas inesquecível. Pegamos um trem no comecinho da manhã em Vienna e, em torno de 2 horas, estávamos em Bratislava. Chegamos lá por volta das 10h30 da manhã e escolhemos caminhar até o centro histórico da cidade para ir conhecendo um pouco mais a capital da Eslováquia! Saímos da estação de trem e fomos andando por uma avenida que unia Europa e União Soviética em um só lugar. Foi uma primeira impressão sensacional!

No caminho, passamos pela Residência Presidencial e seus belos jardins, por igrejas e praças, lojinhas e casinhas… Tudo muito bonito e conservado, mas com aquela vibe comunista que o leste europeu tem de melhor! O Castelo de Bratislava estava lá no final da caminhada, mas confesso que ficamos com preguiça de subir o morro e ir até lá, porque as resenhas que vimos online diziam que ele era mais bonito por fora que por dentro. Assim, nos contentamos com a vista!

Depois de contemplar o castelo à distância, atravessamos o Rio Danúbio (o mesmo que corta Vienna, lembram?) e subimos no UFO Tower! É um observatório de 93m de altura com uma vista 360º da cidade, com um restaurante no topo. Nosso plano era almoçar por lá, mas achamos os preços beeeem salgados, então, só subimos para aproveitar a vista. Uma lembrete importante para essa época do ano, quanto mais alto, mais frio! Tava muuuuuuito frio lá em cima! Não esqueçam da touca, da manta, do capuz, das luvas… TUDO! Ah, e um fun fact: usei o banheiro lá no topo e ele tem a parede de vidro! Dá pra ver a cidade enquanto se faz xixi! Hahaha!

Voltamos para o Centro Histórico e fomos almoçar por ali. Os restaurantes estavam bem cheios, por isso acabamos almoçando no Christmas Market que estava acontecendo na praça Hviezdoslavovo (sim, é assim mesmo que escreve hihihi). Depois das comidinhas, fomos conhecer um ponto super famoso de Bratislava: a Igreja Azul! Eu achei ela tããããão linda por fora! Inusitado uma igreja dessa cor, sabe? Mas chegamos muito tarde e ela já estava fechada, daí não conseguimos visitar por dentro! Prestem atenção nesses detalhes!

O próximo passeio foi andar pelo centro histórico para comprar uns souvenirs e começar a retomar nossa caminhada até a estação de trem. Passamos pela famosa estátua “Man at Work“, com um operário saindo do bueiro. Não sei dizer com certeza o que ela representa, mas é bem divertida! Ainda no caminho, provamos o famoso Halusky, um bolinho e batata com um molho de queijo e bacon que parece um nhoque! Uma delícia!

A parada pro lanche nos atrasou! Corremos – literalmente – pra chegar na estação a tempo, mas perdemos o trem que pretendíamos pegar! Como já estávamos na estação mesmo, ocupamos o tempo de espera tomando uma cervejinha no bar (que custou muuuuuuuuito barato!) e conversando sobre o dia até o horário do trem seguinte de volta para Vienna.

Foi um bate e volta muito especial! Eu me apaixonei por Bratislava e queria muito mais tempo para passear por essa cidade tão única e que eu nunca imaginei conhecer. Já está no meu caderninho de lugares para voltar. Mas a viagem precisava seguir, porque o próximo destino era uma das cidades mais incríveis que eu já estive: Budapeste!

Para continuar o roteiro de viagem e saber como foi a minha passada por Budapeste, é só clicar aqui! E se quiser conferir os meus Stories durante a visita por Bratislava, corre lá no meu Instagram (@daphneconstantinopolos) que o conteúdo todinho está salvo nos destaques!